Nessa minha primeira postagem venho mostrar a vocês um projeto que fiz em meu apartamento. Eu queria dar um charme a mais na minha grande sala de quase 1 ambiente, (de tão grande que ela é rsrs) fazendo uma parede diferenciada pra combinar com o sofá e a mesa. Vi várias alternativas em sites e o que me chamou mais a atenção foi uma parede feita com madeiras de pallet. Antes tentei ver alguns orçamentos profissionais e me assustei com os preços, daí conversando comigo mesmo, ( P.S. não sou bipolar, nem doido, rsrs ) falei a mim mesmo: FAZ TU VÉIO! Irei tentar descrever passo a passo como fiz uma parede de madeira de pallet para colocar minha TV de 47" na sala e dá um destaque maior ao equipamento e ao ambiente. Pesquisei em diversos blogs, peguei alguma ideias, juntei com algumas que já tinha e mãos a obra.
Moro em Recife e próximo de casa tem uns lugares que vendem pallets, mas os preços estavam em torno de R$ 20,00 cada, como não tinha ideia de quantos eu iria precisar e gastar, resolvi: VAI PROCURAR VÉIO! Dei umas voltas e como tem várias outras lojas, vi que algumas jogavam fora aquele material precioso que eu tanto necessitava. Não precisava ser novo ou está inteiro, eu iria desmontar mesmo. Depois de umas semanas já tinha o material necessário para começar o meu tão desejado projeto, Mas deixando o blá, blá, blá de lado, vamos ao que realmente interessa.
Como estava antes:
Fiz alguns cortes na parede para passar as instalações elétricas e de sinal da antena:
Desmontei os pallets e retirei todos os pregos e grampos que vem neles, para não atrapalhar no momento de lixar e envernizar, também evitando alguns acidentes não desejados.
Depois de fechar os cortes da parede, comecei a montar a estrutura, onde as madeiras dos pallets seriam colocadas. Para fazer essa estrutura utilizei algumas madeiras que eram maiores e uniformes, reaproveitando todas as madeiras no projeto e evitando mais custos. Para colocar na parede utilizei buchas e parafusos 8, pois devem ficar bem fixas para as madeiras serem pregadas na estrutura. A distância entre as madeiras foi no olhômetro mesmo, rsrs.

Inicío da estrutura montada, comecei a pregar as primeiras madeiras, deve-se escolher as mais uniformes e parecidas para a parede não ficar com o alinhamento das madeiras distorcido, pode-se colocar uma primeira fileira com as mais largas e intercalar a segunda com as mais finas criando assim um aspecto bem legal. As madeiras tem um comprimento médio de 1,20m e 10 cm largura. Comecei da esquerda para a direita, de baixo para cima, como a parede tinha em torno de 3m de largura, fui pregando de 2 em 2, cobrindo 2,40m, os 60 cm restantes deixei para cortar no final, assim ganhando tempo para subir a parede. Chegando à metade da parede tive que dar uma reforçada na estrutura do meio, onde iria ser colocado o suporte da tv, utilizei buchas e parafusos sextavados de 10 longos, já colocando o suporte direto na parede de pallet e fixo na parede de alvenaria, dando mais segurança e evitando uma péssima surpresa se caísse minha tv, rsrs. Quase chegando lá, faltando algumas madeiras, mãos à obra...
Cheguei ao topo. Contudo ainda faltam os recortes das laterais para poder fechar os cantos. E agora com a ajuda de uma serra mármore fui cortando os pedaços de 60cm e pregando nos espaços, essa parte foi um pouco trabalhosa, pois tinha que escolher a madeira certa para fechar os espaços, cortar e pregar. Antes de terminar, a hora do tensa do teste, colocando a tv no suporte. E não é que funcionou. E do jeito que eu imaginava, perfeito. rsrs.
Todas as madeiras pregadas e a parede quase pronta...
Chegou a hora de lixar e envernizar. Como vi que ia me dar muito trabalho lixar manualmente, comprei um lixadeira orbital e lixei rapidinho. Pense numa providência, foi os R$ 60,00 muito bem pago, o trabalho de horas fiz em minutos, hehehe. Após lixado, chegou a hora da parte final: envernizar, mas antes a parede tem que ser preparada para receber o verniz. Passei um demão de laca seladora, esperei secar por volta de 2 horas, lixei toda a parede novamente e apliquei a segunda demão da laca seladora. Esse procedimento irá dar um brilho maior ao verniz quando for aplicado. Querendo uma parede mais fosca só uma demão da laca resolve. Hora de aplicar o verniz. Escolhi a cor imbuia, apliquei duas demãos, dando um intervalo de secagem de 02 horas entre elas.
Parede pronta e hoje está assim, a um custo baixíssimo e um ambiente renovado, muiiiittoooo diferente da foto inicial não acham?
Espero que tenham gostado, e de ter ajudado alguém contribuindo com um pouco da minha experiência. Em breve irei postar mais projetos e dicas. Obrigado a todos e FAZ TU VÉIO!