quarta-feira, 4 de março de 2015

Como fazer hambúrguer caseiro!

Bem pessoal, tudo bem com vocês? Passado o final de semana, gostaria de compartilhar mais uma experiência. Só que agora na área da culinária. Domingão, relaxadão, jogando videogame com os pivetes, tudo na tranquilidade, até o momento em que o mais novo fala assim: Papai vamos fazer hambúrguer tô com fome. O outro prontamente arregala os olhos e diz eu: também quero! Lascou, estava tão bonzinho o jogo FIFA 15, eu estava ganhando de 1x0, coisa quase impossível de acontecer, rsrs. Mas qual o pai que nega um pedido a um filho? Imaginem a dois, e principalmente quando se trata de comida (as minhas draguinhas são boas de boca, rsrsrs). Normalmente eu já tenho em casa aqueles industrializados, o pão, verduras, queijo, etc. Pausa no jogo, vou a geladeira, vasculho o freezer e... cadê a carne do hambúrguer? Voltei à sala e dei a triste notícia. Imaginem a cara de frustração dos dois? Foi de cortar o coração e trocentos pedaços. Aí aquele meu outro eu (aquele da postagem do como fazer painel de tv com madeira de pallet!) me catucou e disse novamente: FAZ TU VÉIO! Aí não teve outra, voltei a geladeira e o que tinha?? Um quilo de carne moída, minha felicidade foi ao céu e voltou, tudo resolvido vamos fazer. Hã? Lembrei, eu nunca tinha feito, mas tem um amigo meu que sabe Seu George (popularmente conhecido como GOOGLE, rsrsrs). Entrei em vários sites, blogs, canais do youtube e me deparei com uma receita do site tudo gostoso ( http://www.tudogostoso.com.br/receita/56802-hamburguer-de-carne-moida.html ) fiz algumas adaptações ao meu gosto e meti a mão na massa. Deixando o blá, blá, blá de lado vamos ao que interessa.

Ingredientes:

01 kg de carne moída
01 xícara de chá de farinha de trigo
sal a gosto
cominho a gosto
pimenta calabresa a gosto
pimenta do reino preta moída a gosto
uso também um mix de pimenta do reino que comprei que já vem no moedor da kook, muito bom.





Coloque primeiro os temperos juntos com a carne moída e vá misturando com as mãos mesmos.
Após vá colocando aos poucos meia xícara de chá da farinha de trigo e misturando bem até que a carne fique bem homogênea com todos os ingredientes.

Feito isso, utilize uma superfície plana, pode ser uma mesa ou até mesmo uma tábua de carne e espalhe o restante da farinha de trigo sobre a mesma.

Pegue aproximadamente 100 g da carne já temperada, você faz uma bola de carne mais ou menos do tamanho da palma da mão e espalhe, moldando o hambúrguer.


Depois passe os dois lados do hambúrguer na farinha de trigo que está na tábua, isso dará mais consistência na hora da fritura.



Se preferir, você também poderá moldá-los em um recipiente cilíndrico, tipo garrafa pet de 2 litros daquelas que são lisas. É só recortar a parte superior da garrafa, lavar muito bem, secar, encher com a carne já temperada, levar ao freezer e depois de congelada cortar os hambúrgueres na espessura desejada. Como eu não tinha moldei na mão mesmo rsrs. Rendeu 10 porções, os que não foram utilizados coloquei individualmente em sacos plásticos, levei ao freezer para serem utilizados depois.


Uma boa dica para deixar os hambúrgueres mais saborosos, iguais àqueles das lanchonetes, é você passar um pedaço de bacon na chapa antes da fritura, ficam bons demais, rsrs. Os pivetes adoraram, o sorriso quase mordendo as orelhas quando viram os hambúrgueres prontos, hehehe. E o jogo? Depois da comedoria, voltamos de onde estava pausado e advinha? Perdi de 5x1, kkkkkk, Mas terá revanche.
Abraços e espero que tenham gostado da experiência. Lembre-se: na hora da dificuldade não desista, FAZ TU VÉIO!